Adolescente que foi mãe aos 12 anos ainda não registrou o bebê

Do R7 com Record Bahia

Gravidez foi de risco e bebê nasceu prematuroReprodução/Record Bahia

Tatiana tem apenas 12 anos e está aprendendo aos poucos a cuidar do filho Douglas de três meses. Desde que ficou grávida a rotina da adolescente mudou.

A gravidez foi de risco e Douglas nasceu em junho deste ano com sete meses, pesando 1800g. O bebe prematuro é fruto do relacionamento da adolescente com o primo. Tatiana afirma que foi sua primeira relação sexual e diz não ter recebido orientação da família.

Douglas não foi registrado, pois a mãe espera receber o resultado do exame de DNA, feito a pedido da família do pai do menino.

Uma pesquisa feira pela Secretaria de Saúde do Estado revela que quase 41 mil adolescentes entre 10 e 19 anos tiveram o primeiro filho em 2012 na Bahia. A região do extremo sul da Bahia apresenta a maior concentração de mães nesta faixa etária. Em Aurelino Leal, 40% das adolescentes são mães. Em arataca 39 em cada cem já tem filho e em Itaju da Colônia são quase 37%. A capital apresenta um índice bem menor: 15%.

Para tentar diminuir os índices, o Ministério da Saúde junto com as secretarias do estado estão distribuindo cadernetas com orientações sexuais para adolescentes. O apoio da família é uma das principais recomendações

Ao receber a notícia de que estava grávida Tatiana e a mãe ficaram em estado de choque. A mulher chegou até a desmaiar. Agora a adolescente e o bebê estão sob a guarda da tia que contou que a ideia da mãe e da adolescente era dar o bebê para adoção.
Tatiana diz que se pudesse voltar no tempo não teria um filho aos 12 anos, que iria aproveitar a vida, estudar e fazer outras coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: