Ex-âncora da BBC é condenado à prisão por abuso sexual

LONDRES – O ex-apresentador da BBC Stuart Hall foi condenado a 15 meses de prisão por 14 acusações de atentado ao pudor contra meninas, sendo que uma delas tinha apenas 9 anos. Hall, de 83 anos, tinha inicialmente negado as acusações. A pena foi determinada nesta segunda-feira, seis semanas depois de ele ter admitido a responsabilidade pelos crimes.

O juiz Anthony Russell afirmou que Hall tinha um “lado negro” e aproveitou o seu “status de celebridade”. Após sua admissão de culpa, a TV britânica disse que estava “chocada” e não iria mais empregá-lo. Segundo o advogado, Hall está arrependido e quer pedir desculpas às vítimas.

Segundo a acusação, os crimes ocorreram entre 1967 e 1985. No caso da vítima de 9 anos, Hall teria molestado a menina colocando as mãos por debaixo de sua roupa. Ele também teria beijado uma jovem de 13 anos depois de dizer a ela: “As pessoas precisam demonstrar gratidão de outras formas”.

O apresentador chegou a ser preso em dezembro de 2012 – início do escândalo – mas pagou fiança e foi libertado. Na ocasião, ele divulgou um comunicado descrevendo as denúncias como “perniciosas, insensíveis, cruéis e, acima de tudo, espúrias”. No mesmo ano, ele chegou a ser condecorado com uma medalha da Ordem do Império Britânico.

Não é a primeira vez que um apresentador da BBC é acusado de assédio sexual. Em 2012, veio à tona as centenas de denúncias contra Jimmy Savile, que apresentava programas infantis na emissora e foi incriminado em mais de 200 casos de abusos sexuais. Entre suas vítimas, meninas em sua maioria, havia jovens com menos de 10 anos.

Savile morreu em 2011, sem nunca ter sido acusado formalmente pelos crimes. As autoridades chegaram a suspeitar que membros da BBC teriam ignorado as denúncias, e o escândalo resultou na demissão do diretor-geral da BBC, George Entwistle, com apenas 54 dias na função.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/ex-ancora-da-bbc-condenado-prisao-por-abuso-sexual-8713818.html#ixzz38K3zfvsh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: