Portal ajuda pais e educadores na prevenção da violência sexual na infância

PIPO E FIFI_01Mais uma ferramenta de proteção está disponível para ajudar pais e educadores a se comunicar com seus filhos e alunos sobre violência sexual. É o projeto “Pipo e Fifi: Prevenção da violência sexual na infância”, produzido pelo Instituto Cores, que consiste em um portal com informações úteis para a educação sexual, muitas delas contadas pelos personagens Pipo e Fifi.

Utilizando uma linguagem simples e lúdica, Pipo e Fifi explicam a crianças a partir de quatro anos conceitos básicos sobre corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas, ensinando a diferenciar toques de amor de toques abusivos e indicando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.

Pais e professores encontrarão no site do Projeto recursos pedagógicos para trabalharem com suas crianças. Além de um jogo de memória, estão disponíveis para download o livro ilustrado Pipo e Fifi: Prevenção de violência sexual na infância, e um infográfico sobre o tema.

PIPO E FIFI_02O projeto chama a atenção para a necessidade de a educação sexual fazer parte do cotidiano da criança como uma aliada na prevenção da violência sexual. A informação possibilita não só o autoconhecimento, mas também contribui para que a criança se torne menos vulnerável, com condições de buscar ajuda caso esteja passando pelo problema.

Gorete Vasconcelos, coordenadora de Programas da Childhood Brasil, reitera a importância da educação sexual adequada a cada idade e concebida de forma interdisciplinar. “Ela pode favorecer que o tema seja desmistificado e para que a sexualidade seja encarada como aspecto prazeroso da vida, mas cuja vivência deve respeitar o momento do indivíduo, a sua condição de desenvolvimento e a sua vontade”, diz.

Esta entrada foi publicada em destaque. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: