Semana de Combate à Alienação Parental terminou com simpósio na Câmara Municipal

Profissionais que trabalham com conflitos familiares nesse âmbito relataram suas experiências

Redação: Roberta Azambuja

Na última sexta-feira (26) foi sancionada pelo Prefeito Érico Piana a Lei 1.351/2013 que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate á Alienação Parental em Primavera do Leste. O período reservado para debater o assunto anualmente será sempre a semana que incluir o dia 25 de abril, com a intenção de conscientizar a população primaverense sobre os danos causados  por essa conduta. 
Neste mesmo dia aconteceu, na Câmara de Vereadores, um simpósio para debater o tema “Alienação parental, existência, males e implicações jurídicas”. O evento foi aberto por uma peça de teatro que abordou o assunto e cuja frase proferida por um dos personagens que fazia o papel de filho do casal em cena é emblemática dos prejuízos causados pela situação de alienação parental “Pai… mãe… me deixe amar vocês dois!!!!”.  
Cerca de 500 pessoas, entre estudantes de Direito e de Pedagogia, assistentes sociais, conselheiros tutelares, professores e população em geral demonstraram grande interesse pelo assunto.   
Durante o encontro,  profissionais que trabalham com casos de alienação parental compartilharam com o público sua experiência e deram depoimentos sobre estudos e maneiras de lidar com esses conflitos familiares.   
Entre os profissionais presentes estava  a juíza  Eulice Jaqueline da Costa Cherulli, que atua na Vara de Família em Várzea Grande, e proferiu palestra sobre a questão. Também participaram da conferência, o diretor da Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF) em Mato Grosso, Érico Morais, a promotora de justiça, Ana Medeiros, a psicóloga Amanda Crema, a advogada e psicopedagoga, Rosangela Queiroz Garcia, que é a precursora da campanha em Primavera, além dos vereadores Leonardo Bortolin e Edgar dos Santos.   
Ao término da palestra da juíza Jaqueline Cherulli vários pais e filhos que estavam na plateia deram seu depoimento e muitos, inclusive, admitiram terem vivenciado situações de alienação parental.  
Rosangela avaliou a semana que foi reservada ao tema como muito produtiva e demonstrou estar satisfeita com o resultado atingido. Para ela, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a alienação parental e suas consequências além de divulgar que já existe uma legislação que dispõem sobre a alienação parental, formas de coibí-la e de puní-la – a Lei Federal 12.318/2010.  
“Esta lei tem caráter pedagógico e educativo, pois a intenção é conscientizar os pais e estabelecer o que é a alienação parental, embora ela estabeleça a punição para o autor da alienação parental. Primavera do Leste encerrou a semana municipal de combate e conscientização à alienação com chave de ouro”, observou a psicopedagoga.

http://www.jornalodiario.com.br/TNX/conteudo.php?sid=204&cid=26232

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: